Visite nossa Loja!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Centrinho - Bauru/USP




Como já falei num outro post, estava correndo atrás dos exames para confirmar a surdez do meu bebe. E sim foi confirmado, mas num grau de leve para moderada, e não de moderada para severa ou profunda como eu temia.
Então, já saí de lá com esse diagnostico, e terapia de fono, ainda não vai ser necessário usar os aparelhos de surdez, logo vou ter que voltar no centrinho pra ver se o caso dele estabilizou ou aumentou, tomara que estabilize, estamos confiantes!

Gostaria de dividir como foi minha experiencia e falar como funciona...


O Centrinho, como é chamado carinhosamente o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, cuida de todos probleminhas relacionados ao cranio (palato, audição, síndromes etc..).

Profissionais de extrema competência  equipe com otorrinos, assistentes sociais, psicólogos  pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, um batalhão de gente preparada, verdadeiros anjos.

Foram 3 dias inteiros lá, eles fazendo exames e repetindo tudo minuciosamente...nossa rotina era assim:
6:30 até as 7:30 acordar tomar café e correr pro centrinho. e ficar até 12:30.
12:30 sair do centrinho almoçar tomar banho e 13:00 voltar pro centrinho..e de lá eu só saia 17:00 da tarde....rsrsrsrs

Mas valeu a pena!, e digo mais! daqui 2 ou 3 meses vai ser tudo de novo!, sim, lá seu bebe não fica no esquecimento, eles marcam em cima, ja vi lá crianças com surdez severa á profunda falando.
Aprendi que o surdo pode falar sim, é só fazer tratamento!

Muito feliz e satisfeita em saber que meu bebe esta sendo bem cuidado.

   

Como faço para conseguir tratamento no centrinho?
Ele é um sistema totalmente gratuito.
Tratamentos, aparelhos e cirurgias.

Simples!, ligue entre em contato com eles, e mande os exames do seu bebe mais outros documentos que eles pedem por e-mail, dentro de 20 dias vai chegar uma carta marcando as consultas.
• Área de fissura / craniofacial: Envie um e-mail para spp@centrinho.usp.brou ligue para (14) 3235-8132.
• Área de saúde auditiva: Envie um e-mail paradsaagendamento@centrinho.usp.br ou ligue para (14) 3234-9374.
• Implante Coclear (CPA): Envie um e-mail para spp@centrinho.usp.br ou ligue para (14) 3235-8168 / 3235-8188.



E se eu moro em outra cidade ou estado como faço?

Independente da sua renda as prefeituras são obrigadas a pagar a estadia, alimentação e transporte para o paciente mais um acompanhante. Pelo sistema TFD

SAIBA O QUE É TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO – TFD.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à
Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento
médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições
técnicas. 
Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao
acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da
Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde
que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este
tratamento e aos recursos orçamentários existentes.
Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja
considerado de alta e média complexidade eletiva.

O QUE ESTE PROGRAMA OFERECE?
• Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar / cirúrgico previamente agendado; 
• Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem;
• Ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o
tratamento.

Se por um acaso o seu município te negar esse direito, ou te "enrolar", procure a promotoria pública que eles arrumam rapidinho um jeitinho viu!



Eu fui com a cara, a coragem e com o dinheiro contado, mas aprendi rapidinho, peguei as notas de estadia, passagem e alimentação, e já vou na prefeitura para ser reembolsada, e  na próxima ida, já vou direto no assistente social, com tudo na ponta da língua!....rsrs


17-08, comemorando o 8º "mesversário" indo pro centrinho logo cedo...rsrs



Obrigada equipe maravilhosa!, que Deus abençoe!


7 comentários:

  1. Muito bacana você compartilhar essa informação para que outras mães com problemas similares saibam onde recorrer!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou postar como anonimo !! vc tente me reconhecer !!! uma dica sou de manaus !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pelo seu topico muito massa vc divulgar para outras pessoas terem conhecimento !!!! David Abreu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há!!! Seu cara de pau!....kkkkkk!, foi um prazer conhecer vcs!!,Já estou com saudade, final de ano se tudo der certo estaremos aí! Um beijo para a Re e para as crianças!!!!

      Excluir