terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eduque seu bebe no Método "Montessori"




Segundo a Wikipédia, o Método Montessori ou Pedagogia Montessoriana, tem como princípios fundamentais: atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos  pois considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espirito da criança, precisando portanto serem determinados


Para eu mamãe, é uma técnica onde ensinamos com "liberdade", os nossos filhos, desenvolver a personalidade com uma pitada de independência.
Consiste em ensinar brincando, com materiais sólidos e coloridos, como os antigos cubos de madeira, pedras de encaixe uma infinidade. Ter um espaço, na casa totalmente seguro para que essa criança possa, aprender e desenvolver aguçando os sentidos brincando.
Eu achei muito bacana essa ideia e creio que independência, liberdade, traz mais segurança para o desenvolvimento da personalidade da criança, ainda mais na fase das descobertas.

Qual criança não gostaria de fazer seu próprio lanche?

Quando ele estiver maior vai ganhar uma mesinha com cadeiras,para aprender fazer seu lanchinho, tinta, papéis e cubos de encaixe, tudo a disposição não vejo a hora!

 Como eu não tenho muito espaço separei um "quadrado no canto da parede", pra fazer esse espaço pro meu bebe, bem básico!


É aqui que ele brinca e dorme!!




Me indicaram um blog muito bom que fala a respeito
http://ensineseubebe.blogspot.com.br






Maria Montessori foi uma educadora, médica e feminista italiana conhecida pelo método educativo que desenvolveuNascimento 31 de agosto de 1870, faleceu 6 de maio de 1952

2 comentários:

  1. Entre 1979 e 1981 fiz dois cursos rápidos em escolas de metodologia montessoriana e abri mais minhas possibilidades pedagógicas mesmo em escolas comuns.A filosofia de trabalho independente eu já trazia de outra formação pelo Método Natural de Alfabetização. Mas aliei a este,os materiais montessorianos e uni os fundamentos das duas metodologias , pois ambas se preocupam com a autonomia nas aprendizagens, com o trabalho diversificado na sala de aula e com a independência nas ações das crianças, que se resposabilizam pelas atividades e pelo bom uso dos materiais, a sua conservação e organização.E também com o compartilhamento de ideias e de ações, com a participação nas decisões coletivas e com o desenvolvimento das atividades manuais e domésticas em igualdade com os conteúdos acadêmicos.Os resultados costumam ser excelentes, pois proporciona formação integral.Fico pensando porque não se dá importância a estas metodologias e poque se desconhece tanto a respeito, pois na verdade trazem muito do que precisamos em sala de aula hoje e mesmo na educação familiar.Vale a pena ler Montessori e conhecer suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana obrigada por compartilhar sua experiência, seria interessante se tivesse profissionais como você, completos, para ajudar a entendermos e empregar de maneira correta esse método.Se houver interesse aceitaremos de portas abertas suas recomendações á respeito.
      Um abraço,
      Ionara Caldas

      Excluir