terça-feira, 9 de outubro de 2012

Amamentação: Pouco leite ou relactação

Amamentação para mamães é um processo onde envolve muito amor, dedicação, paciência e força de vontade.
Me dei de cara com um bebe que nasceu de 4kg e precisava se alimentar ou entraria em crise de hipoglicemia.
No inicio foi muito difícil pra mim ele não pegava o peito, enfrentei logo na primeira semana uma consulta com a fonoaudióloga, e confesso que foram exatamente 15 dias de sofrimento.
Mas nunca dei de maneira alguma outro leite pro meu filho, ou chá ou água, só o meu leite.

* Meu filho não pegava o peito
Dava 5 goladas e parava, 5 goladas e parava, foram 4 dias desse jeito fui no pediatra ele ja tinha perdido quase 400 gramas de quando ele saiu do hospital.
O que eu fiz para que ele pegasse o peito definitivamente?
Fui numa fonoaudióloga  onde ela me ensinou a pega correta, resolveu meu problema? não de imediato mas ajudou para que eu fizesse certo e posteriormente conseguisse realizar a pega "perfeita".
O que me ajudou realmente foi a persistência.

* Só mamava em um seio
Foi dificil fazer com que ele pegasse nos dois seios, ele não gostava do outro seio simplesmente!
O que eu fiz para reverter isso?
Oferecia sempre o seio que ele não gostava primeiro independente de qual peito tinha sido a ultima mamada, porque mesmo que ele rejeitasse, mas pelo menos ele dava duas goladas e ia acostumando com o seio.

* Dormia demais
Dormia 4 horas seguidas,
O que eu fazia?
Simplesmente acordava de 2 em 2 horas, regradas para amamentar,assim sem choro nem vela não importava o horário.

* Passou a mamar de hora em hora ou em horas corridas.
Sim ele literalmente estava me sugando, eu não tinha leite o suficiente e ele chegou a mamar de hora em hora e teve 4 dias seguidos em que ele mamava 5 horas sem descanso  eu tinha que deixar ele chorando para ir ao banheiro.Mas isso acontecia pq eu * Tinha baixa produção leite, muitas vezes apertava o seio e não saia nada. O que eu fiz para aumentar a produção? Tirava o leite entre as mamadas assim o bebe pegava o seio vazio, nessa o organismo entendia que tinha que produzir mais e mais, depois que ele acabava de mamar eu continuava tirando leite 15 minutos em cada seio. O leite que eu tirava eu armazenava na geladeira e dava para ele durante a madrugada para que ele não ficasse tanto tempo no peito, e para que eu pudesse descansar para me dedicar mais na manha seguinte.

Lembrando que a baixa produção de leite acontece com pouquíssimas mulheres, algumas usam de artificios remédios passados pelos médicos para estimular a produção.

Uma dica que eu cheguei a fazer apenas uma unica mamada, para que ele mamasse no peito foi a relactação com sonda, bastou uma vez ele sugar o peito para ele entender que ali tinha alimento e ele precisava sugar.

Para mamãe que teve bebe prematuros e não amamentou e mamães com pouco leite essa é uma boa alternativa.
No meu caso eu coloquei meu leite e introduzi uma sondinha no bico da mamadeira, eu usei a chuquinha da Lilo pq o bico é mais facil de encaixar a sondinha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário